Doctor Who | Especial 1 – Crítica

Doctor Who | Especial 1 – Crítica

Doctor Who: Especial com o retorno de David Tennant já está disponível na Disney+.

Em The Star Beast a diretora veterana na série Rachel Talalay (A Hora do Pesadelo 6, Tank Girl) conseguiu dar para a narrativa um senso bastante “casual” sem deixar de lado o refinamento visual que marca seus episódios. Mesmo com uma trama mais contida, onde os personagens estão vinculados a signos como casa e família, há sempre um excelente uso dos espaços pela fotografia. Um exemplo notável é o plano sequência do tiroteio, que terminou retornando para dentro da casa enquanto os personagens estão fugindo pelo sótão.

Confira também: Em “O Assassino” David Fincher esconde uma comédia brilhante.

O texto de Russell T. Davies consegue estabelecer rapidamente várias características de personalidade, sempre por meio da ação ou interação, evitando depender exclusivamente de diálogos expositivos. Isso confere organicidade à narrativa, e quando há inversão do que pensávamos entender, funciona bem porque esses elementos foram previamente estabelecidos para nós.

Contudo, um ponto que merece atenção é como algumas soluções são um tanto rápidas demais e podem carecer de uma marcação mais enfática anteriormente. A resolução envolvendo Rose Noble é um exemplo que me impactou, pois a série a estabeleceu como alguém deslocada da realidade, uma outsider, mas a explicação, com o tropeço do binário – não binário, soa um tanto simplista.

Ouça o Podcast: Only Murders in the Building | Temporada 3

Entretanto, esse é um detalhe menor, já que Rose, em si, não é apenas um mero dispositivo de enredo. Ela é uma personagem genuína, com desejos, anseios e aspirações. O ponto forte de Russell T. sempre foi a conexão humana dos personagens, e ao introduzi-la, isso não poderia ser diferente.

O retorno da série não foi excepcional, mas foi notavelmente bom. Após cerca de cinco anos (duas temporadas e meia) em que a série mergulhou na apatia excessivamente inofensiva da fase Chibnall, é gratificante vê-la se regenerar em algo novo, enérgico, queer e brilhante.

Doctor Who – Especial 1 está disponível na Disney+