Atenção, Creuzeback | Texto escrito por Fernando Shoiti Yamamoto, do podcast EntusiaCast
Confira também: Doctor Who | Especial 1 – Crítica
Somente quem viveu nos anos 90 sabe o que foi a forte – e tragicamente rápida – sensação da banda Mamonas Assasinas. Diretamente de Guarulhos, os cinco jovens saíram das músicas tristes de relacionamentos para as divertidas canções que grudaram como chiclete na cabeça de uma geração inteira.
Agora, está nos cinemas uma oportunidade para os mais novos conhecerem esse fenômeno e para os mais velhos sentarem na poltrona como uma máquina do tempo que os levará para trinta anos atrás. Trouxemos alguns motivos pelos quais você não deve perder essa chance de assistir Mamonas Assasinas – O Filme nos cinemas.
1- Introdução da banda para a geração mais nova
Talvez muitos jovens contemporâneos já se pegaram escutando “Vira-Vira” no bar, “Robocop Gay” no karaokê ou pelo menos já ouviu o trecho “Mina, seus cabelo é da hora” em algum lugar, sem saber de onde vieram essas músicas.
Para quem nasceu depois dos anos 90 e perdeu o fenômeno que foi Mamonas Assasinas, a cinebiografia é uma boa porta de entrada. Com letras e músicas divertidas, a banda marcou muito mais a juventude da época. Portanto, levar seu filho, sobrinho ou neto adolescente para ver o filme, pode fazer com que eles conheçam mais ou compartilhem dos seus gostos após a sessão.
2- Ver a história fora dos palcos
Mesmo que os mais espertos conheçam a história da banda, muitos não sabiam dos empecilhos pessoais dos membros fora dos palcos e dos holofotes.
Na coletiva com a produção do filme, muito foi falado sobre as pesquisas para se fazer a biografia, incluindo principalmente os depoimentos das famílias dos membros do falecido grupo. Dessa forma, além do sucesso da fama, também vemos a lama: problemas amorosos, falta de dinheiro, brigas familiares e intrigas entre os membros da banda. Obviamente há muita ficção envolvida nesses dramas, mas é extremamente interessante ver esse outro lado do grupo risonho e sempre de alto astral.
3- A origem das músicas
Além de serem sucessos até os dias de hoje em plataformas como o Spotify, as músicas de Mamonas Assasinas são extremamente marcantes pelo tom ácido do humor, ironia nas letras e assuntos polêmicos. Porém, cada uma das músicas recebem um carinho especial. Além de vermos de onde surgiram as letras icônicas, também é mostrado suas estreias e shows marcantes da banda.
Para os verdadeiros fãs, ouvir elas durante o filme é realmente uma experiência extremamente nostálgica.
Ouça o Podcast: Especial CCXP 2023 | 10 ANOS
O filme retrata a trajetória da banda desde seu começo, sucesso surpreendente e seu final trágico. Sendo extremamente divertido, é uma boa opção para juntar a galera para assistir juntos. Difícil é não sair cantando “Pelados em Santos” depois da sessão.
“Mamonas Assasinas – O Filme” está disponível nos cinemas brasileiros.